Home Data de criação : 08/08/27 Última atualização : 12/03/14 16:47 / 34 Artigos publicados

PLURALIDADE CULTURAL  (Prof. Fábio) escrito em segunda 31 agosto 2009 08:48

pcn, pluralidade cultural

Blog de emlm :Equipe de Língua Portuguesa - E. M. Lúcio de Mendonça, PLURALIDADE CULTURAL

O tema do FEMUPI Estudantil deste ano foi a Diversidade Cultural Brasileira. Este é um dos temas transversais propostos pelos PCN's (Parâmetros Curriculares Nacionais), que como todo educador sabe é o documento de referência para as ações pedagógicas nas unidades escolares brasileiras.

Sobre o tema, encontramos logo no primeiro parágrafo do documento esse trecho altamente esclarecedor:

"Para viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, como também por imigrantes de diferentes países. Além disso, as migrações colocam em contato grupos diferenciados. Sabe-se que as regiões brasileiras têm características culturais bastante diversas e que a convivência entre grupos diferenciados nos planos social e cultural muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação." (PCN, p. 117)

A Pluralidade Cultural é muito importante, uma vez que a escola é um espaço de encontro das diferenças,  o que infelizmente nem sempre resulta em relações harmoniosas, cabendo aos educadores a implementação de estratégias para que tal harmonia possa se realizar.

Em um país como o nosso - marcado pela multiplicidade étnica, cultural, religiosa, social etc. -, este assunto deve merecer especial atenção. Esta Pluralidade não se resume apenas ao gigantismo do país, de dimensões continentais e que por isso apresenta uma formação cultural extensa, mas ela é também percebida em um mesmo espaço, por exemplo, nas salas de aula.

Diferentemente das escolas particulares - nas quais o ingresso dos alunos já funciona como instrumento de seleção de um grupo sócio-econômico relativamente semelhante - a escola pública concentra uma multidão de indivíduos representantes dos mais distintos setores sócio-culturais. Daí sua riqueza, mas também muito de seus desafios.

Sempre insisto em dizer que o profissional da escola pública necessita de uma habilidade essencial, que é a resiliência social, para que possa realizar-se, de fato, como agente transformador dessa realidade.

Recomendo a leitura de dois saites interessantes para complementar o assunto. Confiram:

1) PLURALIDADE CULTURAL

http://pessoal.educacional.com.br/up/47040001/1132827/index(2).htm

2) Texto do PCN - PLURALIDADE CULTURAL

http://www.fefisa.com.br/pdf/pcn/5a8_vol10.3_temas_transversais_pluralidade_cultural.pdf


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